Wellington, Vera Medeiros e Carlos Britto enfrentam ações judiciais que preveem multas pesadas. O objetivo é intimidá-los pelo bolso |
Processos nas costas e verdade na frente
Como é do conhecimento de todos, tanto este Blog quanto o Blog da Folha do São Francisco estão sendo alvo de perseguição por expormos críticas contra a atual administração de Petrolina.
Como todos também sabem, essa perseguição vem sendo exercida através da proliferação de ações judiciais, tudo para fazer calar o direito de imprensa e o direito de garantir a você, leitor, o acesso à informação.
Tanto que, recentemente, o prefeito ajuizou uma ação para proibir que seu nome fosse citado por nosso Blog, como se ele não fosse pessoa pública e não pudesse tolerar o direito de crítica, e como se a imprensa existisse apenas para dar parabéns à sua gestão.
As ações judiciais vêm sendo ajuizadas por pessoas simples, mas que possuem cargos na prefeitura, que sequer possuem algo a reclamar da nossa atuação ou mesmo da atuação do Blog da Folha do São Francisco. Isso tem sido demonstrado nas próprias audiências perante a Justiça.
Na tarde de ontem (07), ocorreram duas audiências nos processos n.ºs 0004858-24.2011.8.17.8026 e 0004852-17.2011.8.17.8026 junto ao Juizado de Pequenas Causas de Petrolina, que foram movidos contra o Jornal Folha do São Francisco e sua proprietária Vera Lúcia Medeiros.
Na tarde de hoje o nosso Blog estará em quatro audiências por esses e outros processos.
O interessante dessas audiências foi que as próprias autoras requisitam a desistência das ações somente ao Blog da Folha, mantendo os processos contra o nosso Blog. Como a desistência não valia para os dois blogs a proposta não foi aceita nem pelo Jornal Folha do São Francisco e nem pela jornalista Vera Medeiros.
Vejamos um trecho da ata de audiência, que é documento público:
“A tentativa de acordo restou frustrada, pois os acionados, por questões éticas, se sentiram impulsionados a não firmar o acordo ora proposto, visto que o mesmo não se estendia aos processos, já reconhecidamente conexos por este Juízo, promovidos em desfavor de Carlos Britto e Plena News Comunicação e Marketing Ltda”.
No entendimento tanto do jornal quanto da jornalista Vera Medeiros, não era justo aceitar esse acordo de desistência que apenas incluía uma parte da imprensa, pois a notícia original é do Blog Folha e apenas foi reproduzida pelo nosso Blog, respeitando o texto original.
Se as autoras das ações judiciais reconhecem que nada têm a reclamar da Folha do São Francisco ou mesmo da jornalista Vera Lúcia Medeiros, que foram os autores da matéria, então por que manter a reclamação contra este Blog que apenas reproduziu?
Esse trecho da ata foi incluso a pedido do jornal e da jornalista – mesmo com a contrariedade do advogado das autoras.
Isso retrata o que vem sendo feito contra a imprensa regional e a clara perseguição por parte de integrantes da Prefeitura de Petrolina, muito diretamente a este blogueiro.
É importante deixar claro que nem Vera nem eu poderíamos decidir por desistência de processos sozinhos, pois todo passo dado é discutido e deliberado por todos os colegas da imprensa que estão unidos contra esta intimidação.
E a orientação da categoria era que a decisão tem que beneficiar a todos, ou o problema continuar para todo mundo.
Mesmo com a decisão da categoria respeitada pelos colegas da Folha, quero reiterar de público à postura ética, responsável, firme e sem abalos de Vera e de Wellington Alves, que continuam dentro de um problema porque não aceitaram me deixar sozinho, como eles queriam. Isso se chama caráter.
Tomara que a sociedade de Petrolina levante sua voz e se una a nós contra a Nova Ditadura da Nova Petrolina. Estamos esperando por vocês.
Já pensou, se essa moda pega!!!! os politicos ficar felizes da vida, mais os tempos de faroeste acabaram e voçês tem que continuar...
ResponderExcluir