A higiene bucal deve ser iniciada antes de aparecerem os primeiros dentinhos |
Por Conceição Lemes, no Viomundo/Blog da Saúde
Que imagens veem à sua cabeça quando o assunto é higiene bucal da criança? Nós apostamos. Quase certamente uma delas é aquela do menininho ou menininha se esforçando para alcançar a pia do banheiro para escovar os dentes. Acertamos?
“Só que a higiene bucal deve ser feita desde o nascimento”, alerta o cirurgião-dentista Marcelo Fava, diretor do Departamento de Odontologia do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP. “Deve ser iniciada antes mesmo de aparecerem os dentinhos.”
Com a ponta da fralda ou gaze umedecida, higienize a boca do bebê após cada mamada ou refeição. É para tirar os resíduos de leite e alimentos que, em contato com as bactérias locais, causam cáries. Limpe gengiva, língua, céu da boca, parte interna das bochechas e dentes, se houver.
Blog da Saúde — Por que fazer a higiene bucal desde o nascimento se os dentinhos só aparecem aos 6 meses de idade?
Marcelo Fava — É para a mãe já ir se acostumando, a fazer a limpeza. Também para evitar a replicação das bactérias que provocam cáries.
Blog da Saúde — Mas os dentinhos podem nascer com cárie caso a mãe não faça a higiene?
Marcelo Fava –Não. As cáries só podem aparecer depois que os primeiros dentinhos (incisivos inferiores, os dois da frente, parte debaixo) despontarem. A higiene bucal é uma questão de hábito. É uma medida educativa. Ela é essencial à promoção da saúde desde o nascimento.
Blog da Saúde –Com que idade deve-se começar a escovar os dentinhos da criança, usando creme dental?
Marcelo Fava – A partir de 1 ano de idade. Antes, a higiene bucal é feita com ponta da fralda ou gaze umedecida após cada mamada ou refeição.
Blog da Saúde – Tem de ser com escova e pasta especiais?
Marcelo Fava – Escova de cerdas macias, pequena, em tamanho adequado à boca da criança. De 1 a 4 anos de idade, a pasta não deve conter flúor.
Blog da Saúde – Por quê?
Marcelo Fava — A água de muitas cidades – São Paulo, por exemplo, — já contêm flúor. Mesmo a água mineral, tem certa quantidade. Assim, se juntarmos o flúor da água com o da pasta de dente, já que a criança acaba engolindo sempre um pouco, ela estará exposta duas fontes. Em conseqüência, pode ter fluorose, ou seja, mancha nos dentes. Daí a contraindicação de creme dental com flúor onde a água distribuída à população já é fluoretada.
Blog da Saúde – Há pastas infantis sem flúor?
Marcelo Fava – Sim, mas poucas. Descobrimos duas nacionais (Welleda e Malvatrikids Baby) e uma importada (First Teeth).
Blog da Saúde – Uma criança de 2, 3 anos já pode escovar os seus próprios dentes?
Marcelo Fava – Como brincadeira, sim. Na frente do espelho, ela imita os pais, aprende os movimentos. Mas a escovação de verdade, para higienizar mesmo, deve ser feita pelos próprios pais enquanto ela tiver de 1 a 4 anos de idade. A escovação é indispensável após cada refeição.
Blog da Saúde – Com quantos anos a criança pode usar pasta com flúor?
Marcelo Fava – Acima de 5 anos de idade, quando ela já consegue bochechar e cuspir a pasta.
Blog da Saúde – E com quantos anos a criança já pode escovar os seus próprios dentes?
Marcelo Fava – A partir dos 4. Mas sob supervisão dos pais.
Blog da Saúde – Nas propagandas, normalmente a escova fica cheia de pasta. A quantidade mostrada dos anúncios é a recomendada?
Marcelo Fava – Não. Está errada. A quantidade é equivalente a um grão de ervilha. Isso vale todo tipo de creme dental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário