domingo, 16 de dezembro de 2012

Cotas: A verdade tem que ser dita

O vídeo abaixo, intitulado “Essa conversa não é sobre você”, foi produzido por estudantes de Salvador-BA e passa uma mensagem mais que necessária contra os argumentos condenatórios ao sistema de cotas praticado no Brasil. A verdade é dura, mas tem que ser dita. O Brasil precisa corrigir erros históricos e não pode parar sua escalada rumo à humanização.
     

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Violência contra a mulher traz números alarmantes

Entre os anos de 1980 e 2010, foram assassinadas mais de 92 mil mulheres no Brasil

Por Maíra Gomes, de Belo Horizonte (MG), no Brasil de Fato        

Ana Cristina Vieira do Amarante, 39 anos, foi assassinada com três tiros à queima-roupa pelo marido.      

Rosiane Borges Carvalho, 22 anos, foi assassinada pelo ex-marido a tiros dentro de um ônibus.                      

Regina Bastos Miranda, 36 anos, foi assassinada a golpes de faca e de pau pelo companheiro.                

Maria Aparecida da Cunha Freitas, 37 anos, foi assassinada a golpes de foice pelo marido.            

Ana Maria dos Santos, grávida de oito meses, foi torturada e assassinada. O suspeito do crime é o homem de quem ela estava grávida.                  

Cintia Lívia, 12 anos, foi assassinada por um vizinho após tentar estuprá-la.

Mulher de 42 anos foi morta em um incêndio provocado pelo marido na casa do casal. Os filhos de 19 e 8 anos também morreram.              

Patrícia Carmo Torres dos Reis, 25 anos, foi assassinada a facadas pelo marido.          

Natália dos Santos Vitorina, 13 anos, grávida, foi assassinada pelo namorado a facadas.    

Juliana foi assassinada a golpes de pedra, pedaços de madeira e facadas pelo marido.                

Maria do Carmo Santos, 17 anos, grávida de 5 meses, foi assassinada pelo namorado com um tiro na boca.                

Luciene de Azevedo Jardim, 43 anos, morreu em cirurgia após ser atingida por cinco tiros pelo ex-marido.    

Noêmia de Souza Pereira foi assassinada a facadas pelo companheiro.                

A cada três minutos uma mulher é violentada no Brasil. Entre os anos de 1980 e 2010, foram assassinadas mais de 92 mil mulheres no país. Nos últimos dez anos, foram 43,7 mil assassinatos, representando um aumento de 230% em relação ao período anterior. Estes dados foram apresentados em agosto deste ano, com o Mapa da Violência – Homicídios de Mulheres no Brasil, um estudo do Centro Brasileiro de Estudos Latino- Americanos, Cebela, baseado em informações do Ministério da Saúde.  

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sobre o retorno de Marcos Valério

Marcos Valério é a prova mais recente de que, no Brasil, não se precisa de provas para acusar alguém

Por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo

Até quando será tolerado no Brasil que a mídia publique acusações graves sem nenhuma prova?

Pobre leitor.

Mais uma vez, o que é apresentado – a título de “revelações” – é um blablablá conspiratório e repetitivo em que não existe uma única e escassa evidência.

Tudo se resume às palavras de Marcos Valério. Jornalisticamente, isso é suficiente para você publicar acusações graves?

Lula já não é apenas o maior corrupto da história da humanidade. Está também, de alguma forma, envolvido num assassinato. Chamemos Hercule Poirot.

Se você pode publicar acusações graves sem provas, a maior vítima é a sociedade. Não se trata de proteger alguém especificamente. Mas sim de oferecer proteção à sociedade como um todo.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Alerta contra atraso do 13º salário



PETROLINA - Termina no próximo dia 20 de dezembro o prazo para o pagamento da segunda parcela do 13º salário de 2012.

O auditor-fiscal do Trabalho, Luciano Cortez, da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Petrolina-PE, alerta que não é permitido deixar para pagar todo o valor do 13º salário somente nesta data. A primeira parcela tem que ser paga até o dia 20 de novembro, conforme determina a legislação.

"O descumprimento dos prazos legais está sujeito à uma à ação fiscal do
Ministério do Trabalho e Emprego, com auto de infração e muita administrativa", afirma.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Ameaças fazem bispo Pedro Casaldáliga deixar aldeia no Mato Grosso

Um dos ícones da Teologia da Libertação, D. Pedro está sob proteção da Polícia Federal

Deu no portal Bol/Uol

O bispo espanhol Pedro Casaldáliga deixou a aldeia de São Félix do Araguaia, no interior do Mato Grosso, devido a um aumento do número de ameaças que recebe há anos, por seu trabalho em favor dos índios, afirmou neste sábado à Agência Efe, um porta-voz do Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

"Don Pedro tem certeza", se limitou a dizer a fonte, que não quis revelar para onde foi levado Casaldáliga, de 84 anos, que sofre do Mal de Parkinson. O bispo estaria sob proteção da Polícia Federal.

O Cimi denunciou que as ameaças se redobraram duplicaram nas últimas semanas, aparentemente, devido a proximidade da decisão da justiça em favor de índios xavantes em um processo pela propriedade de terras na região.

Mães e pais, atenção: Pasta com flúor, só após os 5 anos de idade

A higiene bucal deve ser iniciada antes de aparecerem os primeiros dentinhos

Por Conceição Lemes, no Viomundo/Blog da Saúde

Que imagens veem à sua cabeça quando o assunto é higiene bucal da criança?  Nós apostamos. Quase certamente uma delas é aquela do menininho ou menininha se esforçando para alcançar a pia do banheiro para escovar os dentes. Acertamos?

“Só que a higiene bucal deve ser feita desde o nascimento”, alerta o cirurgião-dentista Marcelo Fava, diretor do Departamento de Odontologia do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP. “Deve ser iniciada antes mesmo de aparecerem os dentinhos.”

Com a ponta da fralda ou gaze umedecida, higienize a boca do bebê após cada mamada ou refeição. É para tirar os resíduos de leite e alimentos que, em contato com as bactérias locais, causam cáries.  Limpe gengiva, língua, céu da boca, parte interna das bochechas e dentes, se houver.

Blog da Saúde — Por que fazer a higiene bucal desde o nascimento se os dentinhos só aparecem aos 6 meses de idade?

Marcelo Fava — É para a mãe já ir se acostumando, a fazer a limpeza. Também para evitar a replicação das bactérias que provocam cáries.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Leonardo Boff: O comunismo ético de Oscar Niemeyer

   O importante não é crer ou não crer em Deus. Mas viver com ética, amor, solidariedade e compaixão pelos que mais sofrem   

Por Leonardo Boff, no portal Adital

Não tive muitos encontros com Oscar Niemeyer. Mas os que tive foram longos e densos. Que falaria um arquiteto com um teólogo senão sobre Deus, sobre religião, sobre a injustiça dos pobres e sobre o sentido da vida?

Nas nossas conversas, sentia alguém com uma profunda saudade de Deus. Invejava-me que, me tendo por inteligente (na opinião dele) ainda assim acreditava em Deus, coisa que ele não conseguia. Mas eu o tranquilizava ao dizer: o importante não é crer ou não crer em Deus. Mas viver com ética, amor, solidariedade e compaixão pelos que mais sofrem. Pois, na tarde da vida, o que conta mesmo são tais coisas. E nesse ponto ele estava muito bem colocado. Seu olhar se perdia ao longe, com leve brilho.

Impressionou-se sobremaneira, certa feita, quando lhe disse a frase de um teólogo medieval: "Se Deus existe como as coisas existem, então Deus não existe”. E ele retrucou: "mas que significa isso?” Eu respondi: "Deus não é um objeto que pode ser encontrado por ai; se assim fosse, ele seria uma parte do mundo e não Deus”. Mas então, perguntou ele: "que raio é esse Deus?” E eu, quase sussurrando, disse-lhe: "É uma espécie de Energia poderosa e amorosa que cria as condições para que as coisas possam existir; é mais ou menos como o olho: ele vê tudo mas não pode ver a si mesmo; ou como o pensamento: a força pela qual o pensamento pensa, não pode ser pensada”. E ele ficou pensativo. Mas continuou: "a teologia cristã diz isso?” Eu respondi: "diz mas tem vergonha de dizê-lo, porque então deveria antes calar que falar; e vive falando, especialmente os Papas”. Mas consolei-o com uma frase atribuída a Jorge Luis Borges, o grande argentino:”A teologia é uma ciência curiosa: nela tudo é verdadeiro, porque tudo é inventado”. Achou muita graça. Mais graça achou com uma bela trouvaille de um gari do Rio, o famoso "Gari Sorriso: "Deus é o vento e a lua; é a dinâmica do crescer; é aplaudir quem sobe e aparar quem desce”. Desconfio que Oscar não teria dificuldade de aceitar esse Deus tão humano e tão próximo a nós.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O dia em que Fábio Jr. arrasou o coração da mulherada em Cabrobó

Para as infinitas fãs de Fábio Jr. e a todos os cabroboenses, uma lembrança inesquecível do artista durante sua apresentação em Cabrobó no dia 11 de setembro de 2011.

O show foi a atração principal das comemorações do 83º aniversário do município, junto ao tradicional desfile alegórico das escolas (retratado rapidamente no início do vídeo). O Making Of tem a produção da MC3 e foi catado na internet pelo nosso não menos ilustre amigo Izaque Júnior.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dilma dá ênfase à energia na CNI: "Não recuaremos”

   Segundo Dilma, a redução é essencial para aumentar a competitividade do país   

Deu no 247

A presidente Dilma Rousseff mandou um recado direto para o PSDB durante seu discurso na abertura do 7º Encontro Nacional da Indústria (Enai), em Brasília. Ela disse que "lamenta profundamente" a "imensa insensibilidade" de quem não percebe a importância da redução da tarifa de energia elétrica.

Nesta terça-feira, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná informaram que as estatais Cesp, Cemig e Copel não irão aderir integralmente à concessão de renovação das elétricas, uma estratégia articulada pela cúpula do PSDB (leia mais).

Dilma insistiu na medida do governo federal, que prometeu baixar 16,2% da conta de luz em 2013: "Não recuaremos". Segundo ela, a redução "é essencial para aumentar a competitividade do país". Com a não adesão dos três estados, possivelmente a redução ficará abaixo do prometido pelo governo.

A presidente destacou que "somente com os setores público e privado agindo na mesma direção e garantindo competitividade interna e externa teremos o país crescendo".

E o Rafinha amarelou...

   Dupla enganadora: Um não diz o que pensa e o outro desdiz o que diz   

Depois de esculhambar com Luciano Huck por este ter sido pego numa blitz da Lei Seca (confira matéria aqui), o humorista ex-integrante do CQC, Rafinha Bastos, não demorou a tomar conhecimento que o apresentador da Globo não deixaria as ofensas por menos e lhe tascaria um processo indenizatório, a exemplo do que ocorreu com a cantora Vanessa Camargo.

E não é que o humorista, até então destemido, amarelou? Rafinha tratou de formular um gentil pedido de desculpas a Luciano Huck, através do Facebook, mostrando-se arrependido. Ei-lo.

“Li e reli o meu post anterior e decidi escrever. Personifiquei a minha ira contra a hipocrisia do planeta na figura do Luciano Huck... Acabei transformando o caso em um palanque para despejar uma série de ofensas pessoais contra o trabalho do apresentador. Atitude desnecessária. Feia. Eu poderia ter exposto a minha opinião de uma forma muito mais inteligente e eficiente. Não sei se haverá algum processo judicial contra mim. Não é esta a questão. Estou aqui apenas para deixar claro que desta vez sinto que me equivoquei. Errei e por isso peço desculpas”.

Nos tempos do engavetador-geral: Refrescando Fernando Henrique Cardoso

   No tempo de Brindeiro não havia preocupação. Era só engavetar as denúncias e estava tudo resolvido   
Por Cynara Menezes, no Socialista Morena

O que é mais vergonhoso para um presidente da República? Ter as ações de seu governo investigadas e os responsáveis, punidos, ou varrer tudo para debaixo do tapete? Eis a diferença entre Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva: durante o governo do primeiro, nenhuma denúncia –e foram muitas– foi investigada; ninguém foi punido. O segundo está tendo que cortar agora na própria carne por seus erros e de seu governo simplesmente porque deu autonomia aos órgãos de investigação, como a Polícia Federal e o Ministério Público. O que é mais republicano? Descobrir malfeitos ou encobri-los?

FHC, durante os oito anos de mandato, foi beneficiado, sim, ao contrário de Lula, pelo olhar condescendente dos órgãos públicos investigadores. Seu procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, era conhecido pela alcunha vexaminosa de “engavetador-geral da República”. O caso mais gritante de corrupção do governo FHC, em tudo similar ao “mensalão”, a compra de votos para a emenda da reeleição, nunca chegou ao Supremo Tribunal Federal nem seus responsáveis foram punidos porque o procurador-geral simplesmente arquivou o caso. Arquivou! Um escândalo.

Durante a sabatina de recondução de Brindeiro ao cargo, em 2001, vários parlamentares questionaram as atitudes do engavetador, ops, procurador. A senadora Heloísa Helena, ainda no PT, citou um levantamento do próprio MP segundo o qual havia mais de 4 mil processos parados no gabinete do procurador-geral. Brindeiro foi questionado sobre o fato de ter sido preterido pelos colegas numa eleição feita para indicar ao presidente FHC quem deveria ser o procurador-geral da República.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mantega anuncia mais medidas de estímulo à construção civil

    A cerimônia também foi marcada pela entrega de 1 milhão de casas pela presidenta Dilma, que também anunciou a contratação de mais 1,4 milhão de unidades até 2014    

Por Danilo Macedo, da Agência Brasil, com edição de Juliana Andrade

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje (4) novas medidas de estímulo à construção civil. Durante cerimônia de entrega da milionésima unidade do Programa Minha Casa, Minha Vida, o ministro disse que o setor será beneficiado em três pontos: desoneração da folha de pagamentos, redução de tributos e acesso a capital de giro durante o período de construção das habitações.

De acordo com o governo, a desoneração na folha de pagamento poderá chegar a R$ 2,85 bilhões. Atualmente, o setor gasta R$ 6,28 bilhões com pagamento de 20% da folha ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, com a nova medida, passará a pagar 2% do faturamento bruto. "O setor não pagará mais INSS. Não vou dizer pelo resto da vida porque é muito tempo, mas por um longo período", disse Mantega.

Outra medida é a redução da alíquota do Regime Especial de Tributação (RET) da construção civil, de 6% para 4% sobre o faturamento.

Huck e Rafinha, entre umas e outras

O ex-CQC Rafinha Bastos, a blitz carioca e o anti/pró-bafômetro Luciano Huck
Luciano Huck, o apresentador de tv xarope que faz o tipo certinho, foi pego numa das blitz da Lei Seca do Rio de Janeiro, neste último final de semana.

Como todo bom cidadão, na hora de fazer o teste do bafômetro, qual foi a sua reação? Ele simplesmente... RECUSOU-SE ao ato (como assim??). Isso mesmo, o jovem milionário-gente-fina, exemplo de integridade e bom-mocismo da tv brasileira, não enfrentou o bafômetro da PM carioca, certamente por medo de ser enquadrado na Lei Seca como motorista embriagado. Seria terrível para sua imagem, não?

Mais tarde, devido à imensa repercussão nas redes sociais, o apresentador, é claro, como manda o script, tratou de se defender, assumindo sua culpa. Ele chegou, inclusive, a elogiar bafômetros e afins, defendendo mais blitz para diversas infrações do dia-a-dia. Tudo em nome da paz no trânsito brasileiro.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Carnaval do Recife e frevo concorrem à inclusão na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco


Por Renata Giraldi, na Agência Brasil, com edição de Graça Adjuto

Brasília – A América Latina concorre com seis candidaturas à inclusão na lista de Patrimônio Cultural Imaterial, definida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Brasil concorre com o carnaval do Recife, mostrando o frevo como arte e espetáculo. No total, serão escolhidas 36 candidaturas. O comitê de julgamento começou hoje (3) a avaliação, que vai até o dia 7.

A Bolívia concorre com o Festival de San Ignacio de Moxos, a Venezuela com a Dança dos Diabos de Corpus Christi, o Equador com o toquilla, o chapéu de palha tradicional, Cuba com o repente, a poesia e a música improvisadas, e a Colômbia com o Festival de San Francisco. Há ainda candidaturas do Japão, da Índia, do Irã e de vários países.

De volta ao blog após uma bela vitória do PT em Cabrobó

Os dirigentes do PT de Cabrobó Petrônio Cavalcanti, Paulo Gonçalves, Cláudio Angelim e Sávio Angelin: Campanha bem-sucedida com a maior votação de vereador de todos tempos
Amigos e amigas,

Estou retornando, a partir de hoje, às atividades do Blog ClaudioAngelim.

Como os mais achegados sabem, este "recesso forçado" de 90 dias ocorreu, entre outras razões, pela recente campanha eleitoral em minha querida cidade de Cabrobó, onde atuei como coordenador da campanha do candidato a vereador Paulo Gonçalves (PT), juntamente com companheiros petistas Petrônio Cavalcanti e Sávio Angelin.

Para nossa alegria e do PT, Paulo obteve uma vitória espetacular, sendo o vereador mais votado de Cabrobó, com 1274 votos.

Durante a coordenação da comunicação, pude constatar também a força da internet, através da interação com os eleitores no Facebook, onde trabalhei com a criação de material publicitário específico. Quem se interessar, pode ver as peças no seguinte endereço: http://www.facebook.com/paulo.goncalves.716195