sábado, 30 de junho de 2012

Eudes Caldas e a arte de juntar todo mundo

Eudes chamou adversários para o seu lado, mostrando que a política é uma via de mão dupla

CABROBÓ - Daqui a pouco, a partir das 19h, a coligação Cabrobó Unido e Forte vai oficializar o nome do médico e ex-vice-prefeito Auricélio Torres (PSB) como candidato a prefeito de Cabrobó. O vice é Romero Gomes(PR), conforme adiantei ontem no blog.

A chapa reúne 10 partidos (PSB, PTB, PHS, PT, PR, PSDB, PSD, PDT, PP e PV), mas não é a quantidade de siglas que faz desta chapa a favorita. Trata-se da junção dos maiores grupos partidários de Cabrobó, antes adversários. O que era oposição virou situação, em torno do nome de Auricélio Torres.

Os créditos desta aliança, para muitos inimaginável, vão para o prefeito Eudes Caldas. Ele soube como ninguém esquecer as diferenças políticas após derrotar Auricélio na eleição passada. Chamou-o para o seu lado e inaugurou uma nova forma de fazer política em Cabrobó.

Não houve dificuldades para o socialista topar a parada. Aliás, a ideia foi aos poucos sendo digerida pelos vereadores, tanto que hoje todos os nove membros da Câmara são aliados de Eudes e Auricélio. Resumindo, ambos tem atualmente todas as ferramentas para transformar esta eleição numa tarefa tranquila, salvo se houver um grande acidente de percurso.

Mas faltava algo, o vice. Como Auricélio foi o "ungido" de Caldas para encabeçar a majoritária, a escolha do companheiro de chapa ficou exclusivamente a cargo do prefeito, que articulou para lá e para cá, tentou incluir novos nomes, fez mistérios, mas acabou escolhendo, de forma surpreendente, Romero Gomes, um político rodado, que coleciona seis mandatos como vereador de Cabrobó.

A partir de agora, com o pontapé da Convenção, é hora de comprovar se esta junção de forças, nunca antes vista em Cabrobó, vai fazer jus ao esforço em torno de um nome amparado por todos os lados.

As previsões são as mais otimistas, mesmo sabendo que não há eleição fácil.

De uma forma ou de outra, o fato de promover toda essa movimentação para botar todo mundo no mesmo barco fará de Eudes Caldas o político mais agregador da História de Cabrobó.

8 comentários:

  1. Esse prefeito é muito esperto mesmo! Logo na sua primeira campanha quando se elegeu conseguiu o impossível em Cabrobó Eudes arrudiou tanto o PT que conseguiu o apoio e até botar PT e Edgar Caldas(PFL)no mesmo palanque, alguém imaginava isso? Logo Edgar que quando prefeito perseguia o PT de todo jeito, transferia militantes que eram funcionários públicos pra outras cidades não pagava o ônibus pra faculdade pra belém só por que Cláudio e Sávio estudavam lá e tinha que ir nesse ônibus no e nessa época a maioria do PT resolveu então apoiar Eudes caldas para prefeito nessa mesma época saíram do PT por que não concordarem com esse apoiou Pedro do pão, Pateta, Neide Jacinta, Aldenir Quirino e Outros. Agora eu ver se EUDES é esperto mesmo é fazer o PT lhe apoiar para deputado em 2014. Fica o desafio pra eudes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só esperteza, é competência mesmo, coisa só para grandes políticos que enxergam muito à frente e não fazem da política questão pessoal. Eudes contou também com a a conjuntura da época, pois ele logo ele saiu do PSDB e foi para o PTB que já estava se aliando ao PT em nível nacional. Mas ele conseguiu a adesão do PT não só por isso, ele conseguiu porque é um político que tem qualidades e sabe agregar, pois a divergencia do PT na época era com Edgar, que é um político totalmente diferente de Eudes, inclusive muitos pensavam que ele mandaria em Eudes depois que Eudes fosse eleito, o que nunca aconteceu. Eudes acertou naquela época, diferente de Zé Dilson que não quis antigos aliados no seu governo. Quem ganhou com isso? Eudes.

      Excluir
  2. Auricelio só não ganha se não quiser, agora se ele for um político inteligente (coisa que duvido) ele deve tratar a prefeitura com pessoas comprometidas e capazes, porque se ele for como Zé Dilson, que só pensava na família, Jãoo de né grande que deixava tudo atoa e Edgar que pensava ser o dono da prefeitura, ele não faz nada que preste. Se liga Auricélio, e se vira com o vice - presente de grego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando da administração de Zé Dilson, Dermeval disse o seguinte pra Zé Dilson coloca como secretário fulano de tal que ta desempregado, mas em cargo de confiança principalmente secretario não coloca desempregado pra trabalhar e sim gente com competência. Auricélio não entre nessa dos cafinfim se não vai fazer uma administração desastrosa e mais não pode também pagar essa miséria que EUDES paga aos seu secretários(os secretários de EUDES hoje pagam pra trabalhar) e se não pagar bem só vai ter gente incompetente a seu lado. AURICÉLIO Não se mire nos cafinfim se não você se lasca!

      Excluir
  3. Eudes o maior político de Cabrobó. Auricelio de graças a Deus e Romero também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romero deve rezar todo dia agradecendo a Deus pelo presente de Eudes. Foi presente mesmo???????

      Excluir
    2. Não foi presente foi necessidade!

      Excluir
  4. meu none e leandro sou natural de cabrobo adoro minha cidade e estou feliz por esta escolha este rumo politico da cidade auricelio um grande medico e quer fazer cabrobo crescer da andamemto a vontade de eudes caldas lenbrando quer romero gomes e pessoa certa para da este ponta pe em cabrobo conheço todos eles partilar .

    ResponderExcluir