domingo, 17 de junho de 2012

Nem Sônia Braga escapa das artimanhas da Rede Globo

  Sônia Braga na pele de Gabriela (1972) e sua opinião atual sobre a Globo: "mau jornalismo"  

Sônia Braga está furiosa com a Globo. A inesquecível intérprete da versão original de Gabriela sentiu na pele a covardia de sua ex-emissora, que demonstrou querer apagá-la da história da teledramaturgia brasileira.

Na edição do Fantástico de 10/06, uma reportagem exaltava a novela Gabriela, mostrando toda a beleza da obra de Jorge Amado e seu estupendo sucesso televisivo.

A matéria, claro, serviu como mais uma chamada para o remake Gabriela, que estreará nesta segunda-feira, as 23h, tendo a atriz Juliana Paes como a nova protagonista.

Apesar de se beneficiar das belas imagens de Sônia Braga, a reportagem simplesmente omitiu o nome da atriz, como se aquela moça subindo no telhado ante os olhares de toda uma cidade, fosse interpretada por uma atriz sem nome.

Foi aí que a Sônia, ex-globo e mais global do que se imagina (ela também fez carreira em Hollywood, ora bolas), ficou indignada. "Fiquei estarrecida e chocada com o exemplo de mau jornalismo. Na matéria sobre o remake de Gabriela, que terá Juliana Paes no papel (cuja escolha, aliás, achei perfeita) o programa mostrou imagens minhas, na novela original, mas sequer me mencionou como a intérprete original da personagem".

Sônia Braga acabara de provar do veneno da Globo e, corajosamente, continuou seu desabafo: "Das duas, uma: ou foi incompetência ou, pior, falta de respeito mesmo e pura má-fé. Mas isso não chega a ser novidade na emissora. Talvez porque não tenha aceitado trabalhar de graça para eles na divulgação, em Portugal, da novela Dancin' Days. Em troca, preferiram me apagar da história da tevê".

Pois é, a Rede Globo não perdoa aqueles que fogem aos seus propósitos. Não poupou nem a Sônia, que fez um trabalho impecável como atriz e é reconhecidamente um dos ícones da dramaturgia da televisão brasileira e do universo literário de Jorge Amado.

Como se sabe, a emissora dos Marinho está "remakerizando" tudo que é bom, por isso adotou o que eu chamo de "Vale a pena gravar de novo". É muito mais vantajoso regravar histórias consagradas do que simplesmente repetir versões originais no vespertino Vale a Pena Ver de Novo .

A nova novela Gabriela vem com tudo na estreia, amanhã, às 23h, mas não é este o motivo principal deste artigo. O que mais me chama atenção é o comportamento nocivo da TV Globo, que, mesmo valendo-se de uma concessão pública, não se intimida em mandar às favas qualquer ética jornalística.

Os remakes, como se vê, tem agora a função de tirar os desafetos da Globo da memória dos telespectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário