domingo, 30 de outubro de 2011
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Audiência pública em Recife discute situação de reassentados de Itaparica
Nada satisfeitos, reassentados reclamam da Chesf durante audiência na Alepe |
Cerca de 200 trabalhadores rurais reassentados do Sistema de Itaparica participaram ontem (24) de uma audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, em Recife, onde discutiram com deputados e entidades governamentais os problemas dos projetos de reassentamento surgidos com a construção da Usina Hidroelétrica Luís Gonzaga, localizada em Petrolândia, Sertão do Estado.
O evento, solicitado pela deputada Isabel Cristina-PT, foi realizado pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Negócios Municipais da Alepe, e contou com representantes da Chefs, Dnocs, Governo de Pernambuco, Fetape, Polo Sindical/STR e vereadores, além dos prefeitos Lourival Simões (Petrolândia), Dédi (Orocó), Romero Magalhães (Itacuruba), e do deputado federal Fernando Ferro-PT.
A Codevasf, empresa responsável pela gestão dos projetos e muito aguardada pelos demais participantes, não compareceu.
Durante os debates, os reassentados denunciaram a falta de infraestrutura adequada para a sustentabilidade dos projetos. Também afirmaram não concordar com a transferência de gestão sem que antes sejam resolvidas as pendências que se arrastam há 25 anos nos perímetros. Entre as principais demandas estão a drenagem do solo e a modernização do sistema de irrigação.
Marcadores:
audiência,
chesf,
deputados,
reassentados
domingo, 23 de outubro de 2011
Enem é um sucesso. Adeus vestibular
Em todo Brasil foi grande a correria para não perder o Enem. Foto: Ricardo Campos/G1 |
O portal de notícias Brasil 247 publicou agora há pouco a seguinte manchete, com reportagem de Diego Iraheta
Enem passa de ano e pode enterrar de vez vestibular
A organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem incidentes significativos aprova a meta do ministro da Educação de substituir em breve o vestibular pelo Enem. Desde 2009, Fernando Haddad defende que a prova nacional é o modelo mais acertado de seleção das universidades federais. Conectado ao dia a dia dos jovens, a edição deste ano agradou à boa parte das quatro milhões de pessoas que fizeram as provas. A redação abordou as redes sociais e a elasticidade do conceito de privacidade em tempos de internet.
Foi justamente a onipresença dos jovens na web que levou à eliminação de 11 candidatos durante o fim de semana. Eles foram flagrados usando aparelhos eletrônicos para acessar o Twitter. O edital do concurso proíbe o uso desses equipamentos durante as provas. Neste domingo, os casos foram registrados na Bahia, Pará e Paraná.
Para não perder a prática, os concorrentes saíram dos exames e foram direto tuitar pela popular hashtag #aprendinoENEM. “#aprendinoenem que Tweet é piu em ingles rss”, conta Hiago Meinhartt, o @hiagu. Ele se refere ao significado da palavra “tweet” em português. Irônico, Filipe Kaliu, o @fkaliu, arrematou: “Segundo dia do Enem em Mogi das Cruzes (SP) foi tranquilo, sem tumultos nem tweets…”
Repórter disfarçado de candidato?
Agências de notícias estranharam a publicação do tema da redação do Enem pelo site do jornal O Globo pouco antes das 14h. Como os candidatos só podiam sair das provas às 15h, o jornal não tinha como saber. Procurado pelo Brasil 247, o MEC informou que a informação não vazou e um repórter teria revelado o tópico para o veículo.
Marcadores:
educação,
enem,
Fernando Haddad,
gabarito
Jornalismo investigativo? Você acha?
Caco Barcelos, um dos jornalistas mais respeitados do mundo, responde à Eliane Cantanhede, colunista da Folha de São Paulo, sobre o "jornalismo investigativo" que alguns veículos de comunicação dizem praticar no Brasil.
sábado, 22 de outubro de 2011
O final cruel de Muamar Gaddafi
As imagens a seguir mostram o momento da captura do ex-ditador Muamar Gaddafi, na última quinta-feira (20). Ele foi assassinado ali mesmo, depois de ser encontrado escondido num cano de drenagem.
O comandante das forças do governo interino da Líbia, El Oweib, assumiu a responsabilidade pela morte do ex-líder. Segundo ele, ao ser arrastado para fora do local onde foi encontrado, Gaddafi deu alguns passos (no vídeo são mais de três minutos de caminhada) e logo foi atacado por um grupo de combatentes furiosos.
O militar declarou que era impossível precisar quem deu o tiro fatal. Ele afirmou que ainda tentou salvar a vida do ex-general mas ele acabou morrendo na ambulância a caminho do hospital.
As imagens são muito fortes e representam, de forma cruel, o fim de um longo período de ditadura na Líbia.
O comandante das forças do governo interino da Líbia, El Oweib, assumiu a responsabilidade pela morte do ex-líder. Segundo ele, ao ser arrastado para fora do local onde foi encontrado, Gaddafi deu alguns passos (no vídeo são mais de três minutos de caminhada) e logo foi atacado por um grupo de combatentes furiosos.
O militar declarou que era impossível precisar quem deu o tiro fatal. Ele afirmou que ainda tentou salvar a vida do ex-general mas ele acabou morrendo na ambulância a caminho do hospital.
As imagens são muito fortes e representam, de forma cruel, o fim de um longo período de ditadura na Líbia.
Marcadores:
assassinato,
Gaddafi,
líbia,
vídeo
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Ontem foi o Dia Mundial da Alimentação, com pouco a comemorar
A charge de Lailson de Holanda mostra bem como a coisa é |
Por Clóvis Roberto Zimmermann, no Red Por Tí America
Estimativas da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), o número de pessoas que passam fome no mundo aumentou em 2010 em relação ao período anterior, girando em torno de 935 milhões de pessoas.
No período de 2006-2008, a mesma organização calculou que o número de famintos estava em torno de 850 milhões. Ou seja, apesar de todo o discurso do aumento da produção agrícola em virtude da introdução de produtos transgênicos, a fome lamentavelmente continua a subir no mundo.
Diversos estudos indicam que fome no mundo não ocorre pela insuficiência na produção de alimentos, já que o processo de modernização agrícola, conhecido como Revolução Verde, permitiu um aumento da oferta per capita mundial de alimentos. Esse aumento ocorreu ao mesmo tempo em que a população mundial crescia, a população rural decrescia e a área agrícola se reduzia. São ainda comuns os discursos simplistas que relacionam a ocorrência da fome no planeta ao crescimento populacional. O grande problema da fome que castiga parte da população mundial é resultado da falta de renda e não da insuficiente produção de alimentos.
Marcadores:
alimentação,
FAO,
fome,
mundo,
Revolução Verde,
segurança alimentar
domingo, 16 de outubro de 2011
sábado, 15 de outubro de 2011
Câmara de Petrolina aprova projeto de combate ao bullying nas escolas
Projeto de Cristina Costa (PT) defende medidas preventivas contra o bullying |
A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou na última quinta-feira (13) o Projeto de Lei nº 052/2011, que trata da inclusão de medidas de combate ao bullying nas escolas públicas e privadas de Petrolina.
Com a lei, as escolas deverão incluir medidas de combate ao bullying e a violência em seus projetos político-pedagógico, promovendo uma cultura de paz no ambiente educacional.
O projeto é da veradora vereadora Cristina Costa (PT), que destacou o prejuízo que o bullying provoca nas escolas, sobretudo na formação das crianças.
O projeto político-pedagógico das escolas deverá abordar mecanismos de aperfeiçoamento das técnicas de intervenção contra o bullying , buscando-se, entre outras medidas, a cooperação de outras instituições, como centros de saúde, conselho tutelar e redes de apoio social.
Marcadores:
bullying,
petrolina,
vereadores
Lula recebe mais um prêmio e diz que governantes precisam aprender a lutar pela vida, e não pela morte
De prêmio em prêmio, Lula segue dando orgulho ao Brasil |
Publicado originalmente no Viomundo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nessa quinta-feira, 13 de outubro, nos EUA, o World Food Prize, um reconhecimento aos esforços do seu governo no combate à fome e à pobreza no Brasil. O ex-presidente de Gana, John Agyekum Kufuor, também foi premiado pelo trabalho realizado em seu país.
O World Food Prize foi criado pelo cientista e prêmio Nobel da Paz de 1970 Norman E. Borlaug, um dos principais responsáveis pela “revolução verde” que aumentou a produção de alimentos no planeta. Ele premia pessoas que deram contribuições significativas para melhorar a qualidade, quantidade ou acesso aos alimentos no mundo.
Após 25 anos de existência, essa é a primeira vez em que são premiados governantes que tiveram atuação de destaque na redução da fome e pobreza em seus países.
Veja a seguir o discurso de Lula:
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Colunista da revista Veja ataca ator José de Abreu
Abreu foi chamado de "vagabundo metralha", entre outros adjetivos |
Pitbull da Veja ataca José de Abreu
As badaladas "marchas contra a corrupção", ocorridas no feriado de ontem (12) em algumas capitais, tem gerado intensa polêmica na velha mídia e nas redes sociais. O clima esquentou e alguns fascistóides, inclusive, partiram para a baixaria - o que poderia até resultar, e seria bom, em processos judiciais.
Os jornalões, que costumam esconder qualquer protesto popular, deram destaque para o assunto nas suas edições de hoje. "Calunistas" avessos às passeatas ou greves - tratadas sempre como "badernas que tumultuam o trânsito" - não esconderam sua simpatia militante pelas marchas de ontem. Já nas redes sociais, muitos ativistas digitais denunciaram os "protestos" como manobra da direita golpista.
O real significado das "marchas"
As motivações e a real força destas marchas ainda demandarão muita reflexão. Hoje mesmo, num excelente seminário sobre comunicação promovido pela CUT do Rio de Janeiro, vários presentes abordaram o tema com preocupação. O deputado petista Robson Leite, um ativo participante da luta pela democratização dos meios de comunicação, foi duro nas críticas.
Para ele, as tais "marchas" são incentivadas pela mídia direitista e são perigosas para a democracia. Negam os partidos e os sindicatos, fazem a escandalização da política e atentam contra as instituições democráticas da sociedade. Robson coloca em dúvida a "espontaneidade" destas manifestações, lembrando que lideranças da oposição de direita e a mídia tentam usar parcela da juventude como bucha de canhão. A ditadura no Brasil e o nazifascismo na Europa também nasceram com o discurso da negação da política.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Você terá um tablet brasileiro mais rápido do que imagina
Ziriguidum, ziriguidum: Governo reduz imposto para o nosso tablet |
A presidenta Dilma Roussef sancionou ontem (11) a lei que diminui os impostos que incidem sobre os tablets vendidos no Brasil. A meta do governo federal é reduzir em até 36% o valor das alíquotas sobre esses equipamentos.
A venda dos tablets fabricados no Brasil começa a partir de dezembro. Com as novas regras, eles ficarão isentos do PIS e Cofins, o que é uma maravilha.
O preço pode cair ainda mais se os governos estaduais reduzirem também o ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Outra boa notícia é a intenção do governo federal, que pretende enquadrar os tablets no Processo Produtivo Básico (PPB), o que significa garantir os mesmos benefícios de isenção de PIS e Cofins. Assim, o imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cairá de 15% para 13% em alguns estados.
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Morre um dos melhores do humor brasileiro
Mestre na arte das imitações, Vasconcellos começou sua carreira no rádio |
Morreu na madrugada de hoje (11), José Vasconcellos, um dos melhores humoristas do Brasil.
Na minha opinião ele está no nível de Chico Anysio, Ronald Golias e Renato Aragão. Para rir, bastava olhar para ele.
José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto nasceu no Rio Branco, Acre, tinha 85 anos e sofria do mal de Alzheimer. Estava internado no Hospital das Clínicas de São Paulo com problemas nos rins, quando sofreu uma parada cardíaca.
Ele era mais conhecido por viver o personagem gago Ruy Barbosa Sa-Silva, na "Escolinha do Professor Raimundo", da rede Globo, e "Escolinha do Barulho", na Record.
É mais um grande humorista que se vai.
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Quem disse que juizes são deuses?
A juíza corregedora Calmon, com cara de "Pronto, falei" |
Em artigo publicado no portal Bahia247, o qual reproduzo abaixo, o Especialista em segurança pública Antônio Jorge Melo mostra que não há ofensa na declaração da ministra Eliana Calmon (foto) sobre "bandidos togados".
Por Antônio Jorge Melo
Quem, nos meios jurídicos, ainda não ouviu a assertiva de que os juízes pensam que são deuses e os desembargadores têm certeza? Pois bem, até pouco tempo, antes da providencial criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tal afirmativa era, de certa forma, a pura expressão da verdade, pois, os membros do Poder Judiciário sempre foram onipotentes. Nesta onipotência, entre outras garantias, os magistrados só podiam ser fiscalizados e julgados pelos próprios membros da instituição. E isto é compreensível, pois deuses não precisam prestar contas a ninguém, pois, afinal, são deuses. Nessa lógica, o CNJ, criado para fazer o controle e garantir a transparência do trabalho dos magistrados, recentemente teve sua competência contestada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade.
Alega a representação sindical dos magistrados que apenas as corregedorias dos tribunais estaduais deveriam estar à frente de casos de censura e de advertência e que punições, como aposentadorias compulsórias, disponibilidade e remoção, deveriam ser regulamentadas por uma lei e não por resolução do CNJ. Sim, há muitos juízes e desembargadores que se julgam deuses, mas, felizmente, discordando dessa velha história de que há duas espécies de magistrados: os que pensam que são deuses e os que têm certeza, há os que ainda têm dúvidas e os que sabem que são humanos e, como tais, falíveis. Dentre estes últimos, está uma baiana, a ministra Eliana Calmon, que, em entrevista à Associação Paulista de Jornais (APJ), criticando a posição da AMB, afirmou: "Acho que é o primeiro caminho para a impunidade da magistratura, que hoje está com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga".
Sempre temos argumentos para os dois lados de uma questão judicial. Mas, antes mesmo do mérito da questão levantada pela AMB ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), as declarações da ministra sobre "bandidos que estão escondidos atrás da toga", desencadearam uma crise sem precedentes no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde, segundo o jornal "O Estado de São Paulo", o recurso da AMB tem o endosso velado de seus membros que são juízes de carreira. "Data maxima venia", as declarações da ministra, ao contrário do que entenderam seus colegas do CNJ e as lideranças da magistratura, não ofendem a honra dos juízes brasileiros, mas, pelo contrário, expõem, com crueza e sinceridade, a existência de uma minoria que compromete a autoridade de milhares de magistrados que diariamente se dedicam ao ofício de julgar com imparcialidade e honestidade, mesmo com o sacrifício da própria vida.
Para o senador Humberto Costa "O PSB não abriu o diálogo”
"O PT tem como grande referência sua lealdade a um projeto. Não ficamos chafurdando na Frente, puxando o tapete dos outros" |
Em entrevista a Ana Lúcia Andrade e Bruna Serra, no Jornal do Commercio, o senador Humberto Costa (PT) atribui à falta de articulação da Frente Popular os recentes transtornos envolvendo os aliados.
JC - O que aconteceu na
Frente Popular? Foi algo isolado, de Petrolina, ou o anúncio de uma
desarrumação dessa base que ficou grande demais?
HUMBERTO COSTA – A
avaliação que faço é de que tudo o que aconteceu até agora é resultado de um
problema coletivo, de uma falta de articulação política. Nós do PT assumimos a
nossa parte nisso, muito embora, por mais de uma vez, tanto o presidente
estadual do PT (Pedro Eugênio), quanto eu, quanto outras pessoas, procuramos pelo
menos, no caso do PSB, estabelecer conversas bilaterais. Mas assumimos a nossa
parte e responsabilidade. Agora, não houve articulação na Frente Popular para
que pudéssemos estar discutindo desde o começo do ano o que fazer em cada
município, qual é importante para o partido tal, ou seja, fazer um debate onde
os interesses pudessem ser partidariamente discutidos. Foi cada um por si para
lutar pelo que considera melhor para si.
JC - Caberia a alguém ter
tomado a iniciativa?
HUMBERTO - O PSB, como
partido majoritário, hegemônico da Frente Popular, poderia ter sido o
catalizador dessa discussão. Lógico que isso não é um assunto para o
governador, mas para os partidos, em especial o PSB que é majoritário.
Poderíamos ter discutido como proceder de forma a não gerar fraturas na Frente.
Tudo isso está acontecendo por falta de diálogo. E essa é apenas uma etapa, a
das filiações, as definições de candidaturas vão acontecer do fim do ano para
frente. Se não criarmos esse fórum para debater as candidaturas em cada município,
quando chegar lá na frente teremos o mesmo problema. É lógico que não teremos
um consenso geral porque os interesses são diversos. Há municípios que têm
quatro grupos que apoiam a Frente Popular. Em alguns não vai ter como conciliar
os interesses, mas onde for possível estabelecer a conciliação, melhor. O PT
vai publicamente, passado o 7 de outubro, fazer um chamamento ao PTB, ao PDT,
ao PSB, ao PCdoB para que possamos discutir 2012 de uma forma articulada.
JC - Como funcionaria o
fórum?
HUMBERTO - Uma vez por mês
os partidos aliados devem discutir onde é que está a grande a confusão. Onde
tem jeito (entendimento) e onde não tem. É isso que tem que fazer. Outra coisa:
quem é que decide o que é prioritário para cada partido? Disseram essa semana
que Caruaru é importante para o PDT; para o PCdoB é Olinda; para o PT, Recife;
para o PSB, Petrolina. E o PTB? E Santa Cruz do Capibaribe? Essa é a cidade
mais importante para o PTB, porque não se respeita também? Tem sido feito lá um
acordo do PSDB com o PSB contra o PTB. Por que o PTB também não pode dizer:
“Isso aqui deixa para mim.” Quem é que decide? Os partidos têm que fazer essa
discussão e não deixar escapar a unidade na Frente.
domingo, 9 de outubro de 2011
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
O perfeito imbecil politicamente incorreto
Sabe aquele sujeito que se sente no direito de ir contra as ideias mais progressistas e civilizadas em nome de uma pretensa independência de opinião? Saiba como reconhecê-lo |
Por Cynara Menezes, na Carta Capital
Em 1996, três jornalistas –entre eles o filho do Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, Álvaro –lançaram com estardalhaço o “Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano”. Com suas críticas às idéias de esquerda, o livro se tornaria uma espécie de bíblia do pensamento conservador no continente. Vivia-se o auge do deus mercado e a obra tinha como alvo o pensamento de esquerda, o protecionismo econômico e a crença no Estado como agente da justiça social. Quinze anos e duas crises econômicas mundiais depois, vemos quem de fato era o perfeito idiota.
Mas, quem diria, apesar de derrotado pela história, o Manual continua sendo não só a única referência intelectual do conservadorismo latino-americano como gerou filhos. No Brasil, é aquele sujeito que se sente no direito de ir contra as idéias mais progressistas e civilizadas possíveis em nome de uma pretensa independência de opinião que, no fundo, disfarça sua real ideologia e as lacunas em sua formação. Como de fato a obra de Álvaro e companhia marcou época, até como homenagem vamos chamá-los de “perfeitos imbecis politicamente incorretos”. Eles se dividem em três grupos:
1. o “pensador” imbecil politicamente incorreto: ataca líderes LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trânsgeneros) e defende homofóbicos sob o pretexto de salvaguardar a liberdade de expressão. Ataca a política de cotas baseado na idéia que propaga de que não existe racismo no Brasil. Além disso, ações afirmativas seriam “privilégios” que não condizem com uma sociedade em que há “oportunidades iguais para todos”. Defende as posições da Igreja Católica contra a legalização do aborto e ignora as denúncias de pedofilia entre o clero. Adora chamar socialistas de “anacrônicos” e os guerrilheiros que lutaram contra a ditadura de “terroristas”, mas apoia golpes de Estado “constitucionais”. Um torturado? “Apenas um idiota que se deixou apanhar.” Foge do debate de idéias como o diabo da cruz, optando por ridicularizar os adversários com apelidos tolos. Seu mote favorito é o combate à corrupção, mas os corruptos sempre estão do lado oposto ao seu. Prega o voto nulo para ocultar seu direitismo atávico. Em vez de se ocupar em escrever livros elogiando os próprios ídolos, prefere a fórmula dos guias que detonam os ídolos alheios –os de esquerda, claro. Sua principal característica é confundir inteligência com escrever e falar corretamente o português.
Marcadores:
bullying
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
O que pensava o gênio Steve Jobs sobre isso e aquilo...
Não há motivo para não se seguir o coração… Nunca deixe de ter fome. Nunca deixe de ser insensato.
Assange não vem. Chama o Mainardi
Julian olhou para o ninho tucano e pensou: "Vou não, posso não..." |
Um email do WikiLeaks foi enviado ao secretário-geral da Juventude Tucana, Wesley Goggi, recusando o convite. E pede, ainda, que o nome de Assange seja "retirado" de materiais "promocionais" do congresso.
Como se vê, Assange não nasceu ontem e parece saber quem é quem no Brasil.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
A Band apertou o off de Rafinha
Pode rir que eu me lasquei
|
Clique aqui para ver o que Rafinha aprontou.
Wanessa é esposa de Marcus Buaiz, sujeiro muito poderoso no meio empresarial. É amigo de artistas, produtores, celebridades etc. (leia-se Ronaldo Fenômeno, Luciano Huck...)
domingo, 2 de outubro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)