domingo, 5 de outubro de 2014

Depois de hoje, quem sairá fortalecido para 2016? Eudes ou Auricélio?

Eudes e Auricélio se enfrentam hoje, na primeira disputa depois do racha que botou os dois em lados opostos em 2013

Em lados opostos, Eudes e Auricélio disputam hoje uma prévia de 2016.

Eles precisam mostrar quem é mais forte em Cabrobó para que sejam feitas as articulações que definirão os nomes para a disputa da prefeitura em 2016.

E não basta observar os resultados das votações de presidente, governador e senador. O que contará serão os desempenhos dos deputados apoiados por eles.

Serão esses votos que irão “dar moral” para que sejam apontados os futuros candidatos a prefeito.

Os candidatos a deputado que recebem o maior número de apoio de políticos com mandato em Cabrobó são João Fernando Coutinho (PSB), com sete apoios; Adalberto Cavalcanti (PTB), com cinco; Lucas Ramos (PSB), com seis apoios e Rodrigo Novaes (PSD), com quatro.

Os três primeiros são representados pelas duas maiores forças políticas do município: o prefeito Auricélio Torres (PSB) e o ex-prefeito Eudes Caldas (PTB). Naturalmente, esses nomes deverão receber maior atenção na hora da contagem dos votos.

O certo é que, meses depois de dissolvida a histórica aliança de Eudes Caldas e Auricélio Torres ocorrida na eleição de 2012, este será o primeiro teste eleitoral para se medir as forças desses novos grupos, com indubitável influência para azeitar as eleições de 2016.

Do lado do prefeito Auricélio, a situação é mais definida, pois ele é o candidato natural à reeleição e conta com o maior número de vereadores apoiando seus deputados.

Independente de João Fernando e Lucas Ramos liderarem ou não a votação em Cabrobó, Torres continuará sendo o líder da situação.

Já o ex-prefeito Eudes Caldas, mesmo ganhando a “batalha dos deputados”, terá que conversar com as demais forças da oposição para construir um nome para 2016.



Ele tem a seu favor um grande capital eleitoral, mas pesa-lhe contra os julgamentos de suas contas pelo TCE, que pode tirá-lo da disputa e obrigá-lo a apresentar um nome que o represente.

Os mais “cotados” pela boca do povo são o seu Pedro Augusto e a sua esposa Mirian Vidal.

Correndo por fora, na terceira via, quem se apresenta é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cabrobó, Antônio de Nestor (PMN).

Ele obteve a terceira colocação para  prefeito em 2012 e já deixou claro que disputará novamente a eleição em 2016.

Na eleição de hoje, seguirá mais uma vez a linha “independente”, com seus próprios candidatos a deputado: O federal Silvio Costa (PMN) e o estadual Manoel Santos (PT).

A eleição de 2016 já começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário