sábado, 28 de abril de 2012

Câmara de Petrolina homenageia militante de esquerda João Gondim

      A justa homenagem a João Gondim rememora a luta de muitos jovens que dedicaram suas vidas à luta pela liberdade, contra  ditadura no Brasil     - Foto: Blog do Carlos Britto      

A Câmara de Vereadores de Petrolina presta hoje (28),  a partir das 19h, uma importante homenagem ao ex-militante do extinto PCBR (Partido Comunista Revolucionário Brasileiro), João Alves Gondim. Ele receberá o título de Cidadão Petrolinense.

João Gondim nasceu aos 23 de maio de 1947, na zona rural do município de Salgueiro. Em 1968, com 21 anos, foi estudar em Recife, onde participou de movimentos estudantis e militou no PCBR. Por ser de esquerda, mantinha-se escondido, obrigando-se a usar pseudônimos e identidades falsas.

A ditadura fez com que muitos militantes se exilassem fora do Brasil, mas João Gondim optou por ficar no País e enfrentar o regime. Entre os anos de 1970 e 1972, devido às perseguições, viveu em três diferentes capitais do Nortdeste, sempre escondendo-se da repressão. Morou em Fortaleza, Recife e Natal, alternando os domicílios.

Numa noite de 1972, porém, acabou preso pela Polícia Civil, no seu “aparelho”, local onde morava e se reunia com os companheiros de luta. “Nós vivíamos num nível de vigilância muito intenso" revelou João.

Os dias seguintes não foram fáceis. Gondim foi torturado durante meses pelo DOI-CODI e encamihado ao Instituto Penal Paulo Sarazate, em Fortaleza. Lá ficou preso por sete anos, sendo libertado em 1979, já no péríodo da pré-anistia.

Como havia sobrevivido ao regime, ele pode refazer sua vida sem abandonar seus ideais políticos. Filiou-se então ao PC do B, que na época ainda atuava na clandestinidade.

Em 1987, Gondim casou-se com Aurilena Bezerra Soares, hoje dirigente do PT em Petrolina, cidade em que João viria a adotar como sua. Aqui ele e retorna às suas atividades políticas e o convívio familiar, com a esposa e os filhos Mariana Bezerra Gondim e João Vitor Bezerra.

Sua atuação política em Petrolina é decisiva para o PCdoB. "Gondim atuou nos bastidores, conciliando suas atividades profissionais com a militância política, sempre idealizando uma sociedade justa e igualitária", revela o documento que justifica a indicação de seu nome para o título de cidadão petrolinese".

O Projeto de Decreto Legislativo é da vereadora Cristina Costa (PT) e ressalta toda a importância de João na luta pela democracia no Brasil. A vereadora resume sua alegria em poder homenagear o ex-preso político. "Para mim é uma felicidade homenagear alguém que lutou e quase morreu pela nossa democracia. João Gondim merece este título pela sua luta e por ter adotado Petrolina como seu lar, após sofrer tanto por ser apenas mais um jovem que sonhava com um país livre" declarou.

Desde a última quarta-feira  (25), o gabinete da Vereadora promove, na Câmara Municipal, a exposição fotográfica Direito à Memória e à Verdade e a a exibição dos filmes Vala Comum e Araguaya: Conspiração do Silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário