A justa homenagem a João Gondim rememora a luta de muitos jovens que dedicaram suas vidas à luta pela liberdade, contra ditadura no Brasil - Foto: Blog do Carlos Britto |
A Câmara de Vereadores de Petrolina presta hoje (28), a partir das 19h, uma importante homenagem ao ex-militante do extinto PCBR (Partido Comunista Revolucionário Brasileiro), João Alves Gondim. Ele receberá o título de Cidadão Petrolinense.
João Gondim nasceu aos 23 de maio de 1947, na zona rural do município de Salgueiro. Em 1968, com 21 anos, foi estudar em Recife, onde participou de movimentos estudantis e militou no PCBR. Por ser de esquerda, mantinha-se escondido, obrigando-se a usar pseudônimos e identidades falsas.
A ditadura fez com que muitos militantes se exilassem fora do Brasil, mas João Gondim optou por ficar no País e enfrentar o regime. Entre os anos de 1970 e 1972, devido às perseguições, viveu em três diferentes capitais do Nortdeste, sempre escondendo-se da repressão. Morou em Fortaleza, Recife e Natal, alternando os domicílios.
Numa noite de 1972, porém, acabou preso pela Polícia Civil, no seu “aparelho”, local onde morava e se reunia com os companheiros de luta. “Nós vivíamos num nível de vigilância muito intenso" revelou João.