quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Salgueiro aparece em terceiro lugar em PE dentro do índice do FIRJAN


Por Emanuel Freire

O município de Salgueiro está entre os dez de Pernambuco que melhor se saíram nos resultados do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), figurando em terceiro lugar ao lado de Recife (1º) e Ipojuca (2º lugar). O índice é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento dos mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Os dados são registrados com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Os últimos resultados foram divulgados no final de semana em reportagem publicada no jornal Diário de Pernambuco.  Os índices foram calculados no recente Firjan e referem-se até o ano de 2010. Salgueiro alcançou 0,7655. Segundo o analista de Desenvolvimento Econômico do Sistema Firjan, Jonatas Goulart, o IFDM é feito de modo a respeitar as particularidades do município.

 “A quantidade de emprego e o nível salarial são ajustados para o tamanho da cidade. No caso dos indicadores de saúde e educação, o IFDM busca medir atribuições próprias dos municípios. Por exemplo, a educação que o IFDM capta é a básica e pré-escolar, e a saúde é o nível básico como o atendimento pré-natal, por exemplo”, informou Goulart.

Enquanto o índice de emprego e renda está ligado tanto à ação governamental quanto a agentes privados, os índices de saúde e educação estão diretamente relacionados com a gestão pública. De acordo com o prefeito Marcones Sá, o Firjan foi criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, com o propósito de analisar a questão social e o desempenho econômico dos municípios.

“Salgueiro aparece em 3º lugar em Pernambuco e isso é fruto das políticas que a gente vem implementando,  exatamente na valorização do cidadão. Isso nos traz bastante alegria, mas nos traz também uma responsabilidade ainda maior, no sentido que temos que avançar ainda mais”, disse o prefeito.

Para ele, Salgueiro não está disputando com nenhum outro município porque essa não é a proposta, mas argumentou que é que cada vez mais necessário  que a população tenha acesso às políticas públicas. “Assim todos possam desenvolver e adquirir no coletivo o melhor índice de desenvolvimento que é o da felicidade. Se nossa população estiver feliz eu também estarei feliz”, finalizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário