sábado, 26 de novembro de 2011

Paulista que xingou Paraíba será processado pela OAB

      Ele é de São Paulo, mora no Ceará, esculhambou com a Paraíba e será processado     

O internauta Júlio Duamel Domar Fuertes (@juliobambambam) filmou e publicou na internet um acidente na rodovia que liga a capital João Pessoa à Campina Grande - PB.

No material ele xinga de forma preconceituosa os paraibanos. Fala que o acidente é típico de “um paraíba” e que se arrepende de ter visitado o estado, onde teria sido maltratado. "Paraíba não tem mulher e é cheia de viado, é uma bosta. Não venha à João Pessoa porque isso daqui é uma merda", completa.

Veja o vídeo. Ele não pôde ser incorporado no blog, mas você pode assistir diretamente do youtube, clicando aqui.

É tanto preconceito, que parece até brincadeira. Aliás, o @juliobambambam diz que tudo não passou disso, de uma brincadeira.

O fato é que muita gente não gostou do que viu. Em pouco tempo o turista recebeu milhares de e-mails e mensagens, algumas até com ameaças de morte. Os protestos bombaram principalmente no Twitter, onde houve uma reação em massa.

Júlio, que é radicado no Ceará, agora quer se explicar na televisão.

Enquanto isso, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), está entrando com uma ação na Justiça. Júlio Duamel responderá pelos comentários discriminatórios e homofóbicos contra os paraibanos.

Também foi encaminhada uma denúncia à Polícia Federal. A ação pede indenização por danos morais e outra ação por preconceito e discriminação, crime inafiançável, que dá cadeia.

Há, ainda, a possibilidade do empresário responder por imprudência no trânsito, já que quando gravou as imagens, estava dirigindo.

Preconceito é crime, conforme o artigo 20 da lei 7716/89. A pena é de um a três anos de prisão, que pode aumentar para dois a cinco anos caso seja cometido através de meios de comunicação social.

No final da história, como se viu, está provado que, no mundo físico ou virtual, para cada ação há uma (ou milhares) de reações.

2 comentários:

  1. Eu acho educativo quando acontecem esses deslizes (quando postam na internet por acaso), pois assim as pessoas podem comprovar que existe muito preconceito contra o nordestino.
    Hoje o cara nega e diz que ama o Ceará, que foi brincadeira e coisa e tal, mas a filmagem foi uma consequencia do que ele pensa sobre os nordestinos.
    Ele e muitos.
    Cadeia nele.

    ResponderExcluir
  2. O engraçado foi o carona, típico nordestino cearense, ajudando a xingar os irmãos paraibanos. Que filho da mãe.

    ResponderExcluir