quinta-feira, 17 de março de 2011

Privilégios dos brancos, segundo Lola


A professora Lola Aronovich, do blog Escreva, Lola, Escreva, elaborou alguns exemplos de privilégio branco (o termo é muito mais conhecido em inglês: white privilege).

É clara a vantagem dos brancos apenas por nascerem com a “cor certa”. E nem é preciso pensar duas vezes para decifrar qual cor é considerada a certa na nossa sociedade, não é mesmo?

Aí vai, então. Privilégio branco é:

-Ninguém mudar de calçada ao me ver.
-É não me confundirem com o garçom/atendente/serviçal.
-É ter muito menos chance de ir pra cadeia.
-A primeira coisa que as pessoas reparam em mim não é a minha cor.
-Se um vizinho me vir pulando o muro da minha casa, porque esqueci a minha chave, ele provavelmente irá me ajudar, e não chamar a polícia.
-É poder usar o elevador que quiser sem que ninguém me olhe feio.
-Quando eu entro num supermercado ou numa loja, os seguranças não ficam de olho em mim.
-Se eu faço alguma coisa errada, as pessoas vão julgar que esse foi um erro individual, não um erro do meu grupo.
-A polícia não vai me parar a toda hora por eu ser um suspeito em potencial.
-É receber um salário mais alto que meu colega negro, ainda que desempenhando a mesma função.
-Meu cabelo é considerado sempre bom, mesmo quando eu estou num “bad hair day”.
-Posso dirigir um carrão que ninguém vai achar que eu o roubei.
-Numa faculdade, as pessoas vão achar que estou lá porque estudei muito e mereci entrar, não porque uma lei me beneficiou.
-As pessoas não me descrevem apenas pela minha cor.
-Não tenho que fazer cirurgia plástica no meu nariz pra ele ser considerado adequado.
-Vou viver mais: minha expectativa de vida é maior que a de um negro.
-As pessoas que aparecem na TV e nos filmes são da minha cor.


-O padrão de beleza começa por ser branco (pelo menos essa vantagem eu já tenho).
-Quando eu era criança e brincava de boneca, as bonecas eram da minha cor.
-Cresci ouvindo que tudo que é branco é bom, e tudo que é preto é ruim. Isso afeta a minha autoestima.
-Raramente a família de alguém vai se opor a me ter como genro ou nora.
-Tenho muito mais chance de ingressar numa faculdade por ser branco (sim, apesar das cotas. É só ver as estatísticas. Por que as cotas foram criadas? Não pra atazanar a minha vida, mas porque há tão poucos negros nas universidades).
-Meus antepassados não foram escravizados (no caso dos negros) ou varridos da face da Terra (no caso dos índios).
-Tenho muito mais chance de me tornar um professor universitário.
-Pra eu ser preso, terei que cometer um crime hediondo.
-A maquiagem produzida pela indústria é feita pra pessoas da minha cor.
-Não associam a minha religião à macumba (esse é tema de outro privilégio, o religioso).
-Muitos defeitos meus são perdoados por causa da minha cor.
-Eu não pareço ameaçador para outras pessoas.
-Posso parar uma pessoa na rua para pedir informações sem que ela ache que vou assaltá-la.
-As pessoas que me avaliam geralmente são da minha cor.
-Numa entrevista de emprego, o entrevistador quase sempre é branco.
-Numa banca de defesa de monografia/mestrado/doutorado, os membros são quase todos da minha cor.
-Nunca parei para pensar como pessoas da minha cor oprimiram pessoas de outras cores ao longo da história.
-Ninguém se nega a sentar do meu lado no ônibus.
-Na hora de alugar um apartamento, o dono do apê é branquinho como eu.
-Quando vejo comerciais ou programas sobre a minha cidade, todo mundo é da minha cor.
-As pessoas nunca associam a minha cor ao meu cheiro.
-Todos os heróis da minha pátria são brancos.
-Os escritores que fazem parte da grade curricular da minha escola/faculdade são quase todos brancos.
-Eu não sou responsável pelo que meus antepassados brancos fizeram contra os negros, mas os negros de hoje são responsáveis pelo que seus antepassados negros fizeram contra sua própria raça.
-É ver meus gostos pintados como universais e naturais.
-É não ser compararado com macaco.
-Serei ouvido se quiser reclamar de alguma coisa.
-Quando me junto com outras pessoas da minha cor, raramente somos considerados uma gangue.
-Na adolescência, não fui chutado e espancado por policiais.
-Eu posso ser preguiçoso e não gostar de trabalhar sem que associem isso a minha cor.
-Se eu tiver uma arma, vai ser pra autodefesa, não pra matar alguém.
-Quase todos os ministros, juízes, e congressistas que me representam são brancos.
-O meu Deus me fez a sua imagem e semelhança. Até o filho Dele é da minha cor.
-Eu posso pintar a minha casa de amarelo brilhante sem que meus vizinhos critiquem a minha escolha, dizendo ser “coisa de branco”.
-Todos os presidentes do meu país (o cargo mais alto a que alguém pode aspirar) foram da minha cor.
-Eu não preciso me superar pra me destacar no trabalho ou nos estudos.
-Quando cometo um erro, ninguém acha que o cometi por ser branco.
-As piadas que ouço não giram em torno da minha cor.
-É poder acreditar que todas as minhas conquistas são baseadas no meu mérito, e não no meu privilégio racial.
-Aliás, eu nunca nem tinha parado pra pensar nesse tal de privilégio branco. Só pode ser coisa de preto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário